Java é uma linguagem de programação popular, conhecida por sua portabilidade, robustez e simplicidade. Aqui estão alguns dos fundamentos essenciais que esse curso aborda, para ensinar Java:
Java tem uma sintaxe bastante limpa e organizada. Cada instrução termina com um ponto e vírgula (;) e os blocos de código são delimitados por chaves { }. As classes em Java são definidas usando a palavra-chave class. Cada arquivo de código-fonte Java deve conter exatamente uma classe pública com o mesmo nome do arquivo.
Em Java, as variáveis são espaços na memória que armazenam dados. Existem diferentes tipos de dados em Java, incluindo inteiros (int), números de ponto flutuante (float, double), caracteres (char), booleanos (boolean), entre outros. As variáveis devem ser declaradas com um tipo específico antes de serem usadas.
Java suporta várias estruturas de controle, como loops (for, while, do-while) e instruções condicionais (if, else, switch-case). Estas estruturas de controle são usadas para controlar o fluxo de execução do programa com base em condições específicas.
Os métodos em Java são blocos de código que executam uma tarefa específica. Eles são definidos usando a palavra-chave void seguida pelo nome do método e, opcionalmente, uma lista de parâmetros entre parênteses. Os métodos podem ou não retornar um valor. Se não retornarem nada, usamos void; caso contrário, especificamos o tipo de retorno.
Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Isso significa que tudo em Java é um objeto ou pode ser tratado como um. As classes em Java são modelos para objetos. Elas definem os atributos e comportamentos comuns a um conjunto de objetos. Um objeto é uma instância de uma classe. Pode ser criado usando a palavra-chave new.
Herança é um conceito importante em Java que permite que uma classe herde atributos e métodos de outra classe. Isso promove a reutilização de código e ajuda na organização e estruturação do código.
Polimorfismo é a capacidade de uma classe ter várias formas. Em Java, isso é alcançado através do uso de métodos polimórficos, onde um método pode ter várias implementações.
Encapsulamento é o conceito de esconder os detalhes de implementação e proteger os dados de uma classe. Em Java, isso é feito usando modificadores de acesso (public, private, protected) para controlar o acesso aos membros da classe.
Pacotes em Java são usados para organizar e agrupar classes relacionadas. Eles ajudam a evitar conflitos de nomes e fornecem uma maneira de controlar o acesso às classes.
Interfaces em Java definem um conjunto de métodos que uma classe deve implementar. Elas são usadas para definir um contrato entre as classes, permitindo o desenvolvimento de código mais flexível e modular.
Exceções em Java são eventos anormais que ocorrem durante a execução do programa e podem interromper seu fluxo normal. Java fornece uma estrutura robusta para lidar com exceções usando os blocos try, catch e finally.
link de direcionamento para o curso no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=ti-Yb11y_m8&list=PL62G310vn6nFIsOCC0H-C2infYgwm8SWW&index=286&ab_channel=DevDojo
Tecnologias Utilizadas: java 11 Git e GitHub
Contribuições: Contribuições são bem-vindas! Se você encontrar algum problema ou tiver alguma sugestão de melhoria, sinta-se à vontade para abrir uma issue ou enviar um pull request.
Licença: Este projeto está licenciado sob a Licença MIT.