Skip to content
Open
Changes from all commits
Commits
File filter

Filter by extension

Filter by extension

Conversations
Failed to load comments.
Loading
Jump to
Jump to file
Failed to load files.
Loading
Diff view
Diff view
Original file line number Diff line number Diff line change
@@ -0,0 +1,30 @@
## Bootcamp Data Analitycs - Semana 04: Git e GitHub

Na semana 4 do Bootcamp Data Analitycs aprendemos o funcionamento da plataforma do GitHub e funcionalidades do Git. Essas ferramentas são extremamente úteis para um analista de dados, pois permite a colaboração e compartilhamento de códigos, arquivos e projetos. Além disso, é uma ferramenta segura e que mantém o controle de todas as versões dos arquivos e diretórios presentes em um repositório, deixando registrada todas suas modificações, data e usuário responsável por tal modificação.

### Roteiro para contribuir com repositórios de outros usuários do GitHub

Para contribuir com repositórios outros usuários do GitHub, deve-se seguir os seguintes passos:
- *No site do GitHub*: escolher o repositório que quer contribuir e clicar em "fork" no canto superior direito da página.
- Depois de fazer o fork do repositório original, esse repositório vai aparecer na sua página do GitHub.
- **Clonar repositório**: O próximo passo será clonar esse repositório que você fez o fork na sua máquina local.
- *Copiar chave HTTPS*: no repositório clonado na sua conta do GitHub, clicar em "Code" e copiar a chave HTTPS do repositório.
- *Criar pasta para repositório*: Na sua máquina local abra o terminal de comando e crie uma pasta para comportar o repositório clonado pelo comando --> *mkdir nome_nova_pasta*
- *Verificar se configuração do git esta correta*: antes de clonar o repositório, é interessante você conferir se seu git esta configurado corretamente por meio do seguinte comando no terminal --> *git config --list*
- *Clonar repositório*: entre na pasta criada (*cd nome_nova_pasta*) e clone o repositório com o comando --> *git clone chave_https_copiada*
- Após clonar o reposítório, entre na pasta em que ele se encontra (*cd nome_do_repositóro*) e depois digite *code .* no terminal para abrir o diretório no VSCode.
- No VSCode: clicar em "Terminal" e depois "New Terminal" para abrir uma interface do terminal no VSCode.
- *Conferir conexão com repositório remoto*: Nesse terminal do VSCode digite *git remote -v* para conferir a conexão do repositório local com o repositório remoto.
- **Criar branch nesse repositório**: Para fazer as modificações ao repositório, temos criar uma nova branch dele. Fazemos isso digitando no terminal --> *git checkout -b nome_nova_branch*
- *Fazer modificações*: estando nessa nova branch podemos fazer as modificações que desejar.
- **Salvar modificações**: Após fazer as modificações, voltamos para o terminal de comando e digitamos a seguinte série de comandos:
- *git add .*
- *git commit - m "comentário"*
- **Subir as modificações feitas no repositório local para o repositório remoto**: fazemos isso usando o seguinte comando no terminal --> *git push --set-upstream origin nome_branch_que_fez_modificações*
- **Fazer Pull Request**: Depois de você execultar esse comando, o Git irá sugerir que você faça uma Pull Request e fornecerá um link para isso. Você deve clicar no link ou copiar o link e colar ele no navegador. Na pagina que aparecer, você deverá seguir os seguintes passos:
- Alterar título e descrição da Pull Request
- Delimitar configurações referentes à revewers, assigment e label (se possível)
- Conferir se a Pull Request é da sua branch no repositório "forkado" para a branch principal no repositório original (associado ao username do criador daquele repositório)
- Clicar no botão verde para mandar pull request
- Pronto! Sua contribuição esta feita. Depois disso cabe ao dono do repositório aceitar ou propor modificações à sua Pull Request.